Elizabeth Santos Leal de Carvalho, a eterna Beth Carvalho, nasceu no Rio de Janeiro em 5 de maio de 1946 e se consagrou como uma das maiores sambistas do Brasil. Apaixonada por música desde cedo, aprendeu violão ainda menina, encantando-se pelas rodas de samba cariocas. Sua estreia profissional aconteceu na década de 1960, quando lançou o compacto “Por Quem Morreu de Amor”.
Mas foi nos anos 1970 que Beth brilhou nacionalmente, com sucessos como “Andança” e “Coisinha do Pai”, eternizando sua voz nas rádios de todo o país. Considerada a "Madrinha do Samba", ela foi responsável por revelar grandes nomes como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Jorge Aragão, sempre incentivando os talentos das comunidades do Rio.
Militante apaixonada do gênero, Beth também participou ativamente de movimentos políticos e sociais, levando o samba como instrumento de resistência cultural. Mesmo enfrentando sérios problemas de saúde nos últimos anos, não abandonou os palcos, apresentando-se em cadeira de rodas e emocionando o público com sua força.
Beth Carvalho faleceu em 30 de abril de 2019, deixando um legado imenso de música, coragem e paixão pelo samba. Sua obra continua viva, pulsando nos corações dos que amam a verdadeira essência do Brasil.
𝐁𝐞𝐭𝐡 𝐂𝐚𝐫𝐯𝐚𝐥𝐡𝐨: 𝐮𝐦𝐚 𝐯𝐨𝐳 𝐪𝐮𝐞 𝐬𝐞𝐫á 𝐞𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚 𝐧𝐨 𝐜𝐚𝐫𝐧𝐚𝐯𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐦é𝐦𝐨𝐫𝐢𝐚 𝐛𝐫𝐚𝐬𝐢𝐥𝐞𝐢𝐫𝐚. Nova Cu𝒍𝒕𝒖𝒓𝒂 F𝑴 – Tá na Nova, Tá com Tudo!